21

Aprenda a fazer uma panacota perfeita

Uma sobremesa que enche os olhos de beleza e a boca d’água. É esse o efeito que a panacota de frutas vermelhas costuma provocar. A chef Camila Waechter, do Fazzenda Park Hotel, ensina o passo a passo para acertar na receita que, embora tenha uma aparência elaborada, é fácil de preparar e não exige técnica especial.

A panacota ou “panna cotta” tem origem italiana e traduzida para a língua portuguesa quer dizer “nata cozida”. É uma sobremesa típica da região do Piemonte, elaborada a partir de nata de leite, açúcar, gelatina e frutas, especialmente as vermelhas. 

Panacota do Fazzenda Park Hotel 

Ingredientes para a panacota:

300 ml leite integral

300 gr de creme de leite fresco

4 colheres (sopa) de açúcar refinado

1 envelope de gelatina incolor sem sabor (12g)

1 colher (sobremesa) de essência de baunilha

Ingredientes para calda:

400 gr de morango

100 gr de amora

100 gr de mirtilo

6 colheres (sopa) açúcar mascavo

1/2 xícara chá de água

Modo de preparo da panacota:

Em uma panela, em fogo médio, misture o creme de leite fresco, o leite integral e o açúcar. Quando a mistura começar a esquentar, misture a gelatina incolor sem sabor hidratada em cinco colheres de sopa de água em temperatura ambiente. Continue mexendo sem parar até começar a ferver. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe ferver por dois minutos, sem parar de mexer. Desligue o fogo e misture a essência de baunilha.

Modo de preparo da calda:

Pique os morangos em quatro partes. Leve todos os ingredientes, ao fogo por cinco a seis minutos ou até formar uma calda espessa. Espere esfriar e espalhe sobre a panacota. Guarde algumas frutas inteiras para decorar. Sirva em uma bela travessa e fará o maior sucesso.

Esta entrada foi publicada em Geral, HOME - Destaques, Receitas Elaboradas, Receitas Rápidas e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.


Envie sua receita para receitas@gastronomiars.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>