acaraje-decanter

Chef ensina a preparar um falso acarajé com maionese de pimenta malagueta

A receita da chef Janaina Rickmann rende uma porção e pode ser servida com um delicioso vinho branco.

Especialidade gastronômica africana e afro-brasileira, é inevitável pensar em acarajé e não lembrar da Bahia, música, alegria e diversão. Entretanto, a chef Janaina Rickmann mostra que é possível preparar o prato em qualquer lugar. A receita do falso acarajé com maionese de pimenta malagueta, disponível no novo cardápio de primavera da Enoteca Decanter Blumenau, é de fácil preparo e rende uma porção.



Ingredientes

150g de camarão médio

30g de manteiga sem sal

1 dente de alho

1 pão brioche formato de mini baguete

100ml de leite integral

1 limão

10g de pimenta malagueta fresca

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Uma cebola roxa

Folhas de coentro fresco

Um tomate italiano

200ml de óleo de canola

Modo de preparo

Tempere os camarões com sal e pimenta e alho picado. Aqueça uma frigideira e salteie os camarões na manteiga e reserve. Em um liquidificador coloque o leite, limão, pimenta malagueta, sal e pimenta do reino. Bata tudo e com um pouco de óleo de canola vá regando a porção ate emulsionar o creme e depois leve para a geladeira. Pincele o pão com manteiga e leve ao forno para dourar. Corte a cebola roxa e o tomate cortado em brunoise – pedaços pequenos e irregulares –, acrescente o coentro picado e tempere com sal e pimenta do reino. Na montagem retire o pão do forno, fatie o centro com cuidado, acrescente os camarões, a maionese de malagueta e por último vinagrete de tomate, cebola roxa e coentro.

Harmonização

E quem disse que acarajé não combina com vinho? Para acompanhar a receita, o sommelier da Enoteca Decanter, de Blumenau, Santa Catarina, Sidney Lucas, sugere um bom vinho branco para harmonizar. “Com tons florais de jasmim, o espanhol Ramon Roqueta Chardonnay/Macabeo 2017 é fresco, de bom equilíbrio e levemente frutado”, diz.

Esta entrada foi publicada em Geral, HOME - Destaques, Receitas Rápidas e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.


Envie sua receita para receitas@gastronomiars.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>