Chocolate Week Curitiba terá ação beneficente

Em uma iniciativa inédita, toda a renda arrecadada com as inscrições será revertida em prol da ONG Gastromotiva

Entre os dias 13 e 22 de setembro, Curitiba vai receber pela segunda vez o principal evento nacional dedicado ao chocolate: a Chocolate Week. O circuito, que reúne algumas das chocolaterias, confeitarias e docerias mais premiadas do país e acontece simultaneamente também em São Paulo e Belo Horizonte, chega a Curitiba contando com a participação de 10 estabelecimentos e 16 endereços.

Além das criações exclusivas desenvolvidas a partir do chocolate Ruby da Callebaut, e oferecidas pelos participantes em menus especiais, a Chocolate Week Curitiba vai oferecer uma grade de aulas-show abertas ao público, ministradas por chefs dos mais renomados empreendimentos gastronômicos e instituições de ensino da capital paranaense. Serão 4 aulas, realizadas na Sede Gourmet do Centro Europeu, onde os participantes terão a oportunidade de aprender como preparar receitas especiais, além de técnicas inéditas com o chocolate Rub.

No dia 17 de setembro, acontece a aula “Aplicações do chocolate Ruby na cozinha americana”, que será comandada pelo chef Luiz Santo, responsável pela cozinha do New York Café. A atividade vai ensinar jeitos inusitados de utilizar o Ruby em receitas bem diferentes, como no barbecue, elemento indispensável do churrasco americano, e no NY Bourbon, um drinque quente composto de café e whisky, além de mostrar o passo a passo para preparar um brownie de chocolate meio amargo combinado ao Ruby. No dia 18, será a vez do chef Cássio Cevallos, Chocolatier formado pela Barry-Callebaut, que vai mostrar como explorar as harmonizações do chocolate Ruby com as frutas, além de ensinar o preparo de uma delicada madeleine com goiaba e coco.

A programação continua no dia 19 de setembro com a chef Carolina Garofani, especialista em confeitaria europeia, apresentando aos alunos a Ruby Lemonade, uma sobremesa que explora os diversos usos do chocolate Ruby em uma ganache naturalmente rosada e um crocante de Ruby com gergelim. Para finalizar, também no dia 19, acontece a aula “Do clássico ao molecular – A versatilidade do chocolate Ruby”, ministrada pelo chef pâtisserie Diego Prado. Durante o evento, o profissional vai mostrar versatilidade do chocolate Ruby com técnicas culinárias que vão do clássico ao molecular.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.chocolate-academy.com e custam R$ 50. Todo valor será revertido para a ONG Gastromotiva, uma iniciativa global que articula as melhores práticas e integrantes da sociedade empresas, governos e agências internacionais, em torno do potencial transformador da comida. A organização realiza há mais de uma década um trabalho de impacto social no Brasil, no México, na África do Sul e em El Salvador.

A 2ª Chocolate Week Curitiba será realizada entre os dias 13 e 22 de setembro, nos endereços físicos dos empreendimentos participantes. Já as aulas serão realizadas na sede Gourmet do Centro Europeu (Alameda Princesa Izabel, nº 1.300). Para mais detalhes sobre o principal evento nacional dedicado ao chocolate, acesse o site www.callebautchocolateweek.com.br.