Foto_019-2019 (Torta Fria Elegante)

Linguiça Blumenau traz originalidade à versátil receita de torta fria

Seja no almoço de domingo, aniversários ou em eventos sociais a torta é um dos pratos indispensáveis. Considerada comida de oferenda a Deuses na Grécia antiga ao longo dos anos, ela vem ganhando novos formatos para agradar os mais variados paladares. A versão fria, que é prática, fácil e versátil, começou a ganhar cada vez mais força no Brasil na década de 1970. A consultora e professora de gastronomia Luciane Daux, em parceria com a Olho Embutidos e Defumados, desenvolveu a receita Torta Fria Elegante com Linguiça Blumenau, embutido tradicional da cultura alemã e muito consumido aqui na nossa região. “Sempre que eu uso a Linguiça Blumenau seja em casa ou nas aulas é uma unanimidade. Quem não gosta? Assim, quando criei a receita da torta fria e pensei que faltava algum sabor que unisse todos os outros, escolher a Linguiça Blumenau foi um caminho natural. E acertei em cheio, todos adoraram a Torta Fria Elegante”, comentou Luciane Daux. Ficou com água na boca? Confira como preparar essa receita saborosa e com toque típico em casa:

Torta fria elegante com Linguiça Blumenau Olho

Ingredientes:

(12 porções)

1 ½ pacote de pão de fatia descascado, próprio para torta fria

200g de maionese industrializada

150g de creme de leite

4 colheres (sopa) de requeijão cremoso

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 cenouras raladas no ralo fino

2 cenouras descascadas e cozidas

6 ovos cozidos (ponto duro) e picados

1 Linguiça Blumenau Olho descascada e moída (ou bem picada)

1 xícara (chá) de pepino em conserva bem picado e escorrido

Sal e pimenta do reino a gosto

1 xícara (chá) de leite fervido e frio

Modo de preparo:

1 – Forre uma forma de pão de milho (com furo no meio) com filme plástico ou papel alumínio.

2 – Umedeça ligeiramente cada fatia longa de pão no leite e forre a forma, fundos e lateral. Deve sobrar pão para a finalização.

3 – Leve a Linguiça Blumenau moída ou picada para uma panela com meia xícara de chá de água. Deixando que ferva e evapore, mexendo sempre. Deve começar a fritar com a sua própria gordura. Continue a mexer até ver que está ligeiramente frita. Retire do fogo, escorra bem e seque o excesso de gordura com papel toalha.

4 – Em uma tigela, misture a maionese com os 150g de creme de leite e o azeite de oliva. Dessa mistura separe aproximadamente ¾ de xícara e reserve.

5 – Em outra tigela, misture a cenoura ralada com 1 colher (sopa) da mistura de maionese, pitada de sal. Reserve.

6 – Em outro recipiente, misture os ovos picados com 1 colher (sopa) da mistura de maionese, pitada de sal. Reserve.

7 – Também misture o pepino picado com 1 colher (sopa) da mistura de maionese, pitada de sal e reserve, separado dos demais.

8 – Para finalizar, misture a linguiça Blumenau com 4 colheres (sopa) de requeijão cremoso e reserve também em outro recipiente.

Montagem:

Faça uma camada de cada ingrediente, na ordem que desejar, pressionando bem. Em seguida, umedeça mais pão e feche o fundo da torta fria. Pressione bem e envolva em filme plástico, leve para gelar por umas duas horas, no mínimo. Pode ser de véspera. À parte, no liquidificador bata as cenouras cozidas com aqueles ¾ xícara da mistura de maionese e o azeite de oliva. Bata até obter uma pasta bem lisa. Desenforme a torta fria na travessa aonde for servir. Cubra toda a torta com a pasta de cenoura. Decore a seu gosto e sirva gelada. Depois mantenha na geladeira.

Esta entrada foi publicada em Receitas Rápidas e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.


Envie sua receita para receitas@gastronomiars.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>