maracuja

No Dia da Gula uma receita fácil e deliciosa de mousse de maracujá

Dia 26 de janeiro é o Dia da Gula! Esta data serve de alerta para um distúrbio alimentar que desenvolve em pessoas que comem em quantidades maiores do que necessitam, seja para suprir um vazio ou uma frustração. É um problema que precisa ser dado à devida atenção, pois pode afetar a saúde de muitos homens e mulheres, desencadeando doenças graves, como obesidade e diabetes. Sabendo dessa importância, a nutricionista Carina Müller, professora do Namu Cursos (https://namucursos.com.br/), primeira start up voltada para qualidade de vida, separou algumas dicas de como lidar melhor com o assunto.

“A gula é um dos sete pecados capitais e, como qualquer pecado, muitas pessoas acabam cometendo este deslize. Mas, ela não necessariamente precisa ser suprida com alimentos mais calóricos e que contêm ingredientes cheios de açúcares, corantes, conservantes e aditivos. É possível priorizar opções mais nutritivas e de qualidade para este momento. Por isso, a minha dica é estar sempre consciente do que está fazendo e escolher melhor os alimentos”, explica Carina. Segundo ela, existe uma grande diferença quando se extrapola de forma adequada. “O ideal é selecionar alimentos do bem. Eles contêm nutrientes, fibras, vitaminas, minerais, que ajudam na digestão, fazendo com que o corpo consiga metabolizar os excessos muito melhor do que os outros alimentos”.

Outra dica é se exagerar um dia, tente compensar no dia seguinte. Faça uma restrição alimentar, coma menos e de forma mais saudável. Percebeu que excedeu? Tenha consciência e maneire depois. “Comer é um dos atos mais gostosos da vida e que nos permite prazeres imediatos. É natural cometer excessos de vez em quando. Mas é preciso saber administrar isso. Não perder o autocontrole depois é fundamental”, diz Carina.

A nutricionista recomenda também colocar metas e balancear os prazos para cometer a gula. É muito importante saber a frequência com que se alimenta com exagero. “É por semana? Por dia? O ideal é que seja uma refeição de gula na semana, já que o organismo precisa de um descanso para digerir todo o excesso que foi consumido”.

E, para finalizar, Carina ensina uma receita deliciosa e super nutritiva de mousse de maracujá low carb. Esta receita foi retirada do seu curso Marmitas Low Carb disponível na plataforma Namu Cursos. Lá é possível encontrar um conteúdo exclusivo dela, com outras receitas e dicas.

Mousse de Maracujá

Ingredientes:

- Castanha de caju crua e sem sal (100g)
- Maracujá (1 unidade)
- Agar agar (2 g)
- Sementes de chia (30g = 2 colheres de sopa)
- Canela em pó (2 g)
- Adoçante Xylitol ou erytritol (80g = 3 colheres de sopa)

Modo de Preparo:

1. Deixar as castanhas de molho em água por 12 horas.
2. Desprezar a água e enxaguar.
3. Bater no liquidificador com 1 xícara de água morna até virar um creme liso e homogêneo.
4. Hidratar o agar agar por 15 minutos em 1/2 xícara de água.
5. Levar ao fogo e ferver em fogo baixo por 3 minutos.
6. Adicionar o maracujá, as sementes de chia e o adoçante ao creme de castanha.
7. Bater um mais um pouco e acrescentar o agar agar fervido.
8. Dispor em tacinhas individuais e levar à geladeira por pelo menos 1 hora

Sobre o Namu Cursos

Namu Cursos é uma start up com foco em qualidade de vida. É a primeira plataforma de videoaulas voltada exclusivamente para o bem-estar. O objetivo da empresa é contribuir para a evolução das pessoas por meio de conteúdos para uma vida mais equilibrada. Os cursos são completos e contam com os melhores professores de yoga, pilates, fitness e alimentação saudável. São adquiridos por meio do site (www.namucursos.com.br) e podem ser acessados pelo computador, celular ou tablet.

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