Cutelaria artesanal: objetos de arte funcionais para o dia a dia

Dizem que o primeiro instrumento criado pelo ser humano foi uma faca, o que faz muito sentido se imaginarmos que tarefas como caçar, se defender e preparar os alimentos seriam quase impossíveis de serem executadas com sucesso sem a ajuda de uma boa lâmina. Talvez seja por isso que até hoje continuamos apaixonados pela arte da cutelaria artesanal.

Atualmente as feiras nacionais do setor reúnem milhares de pessoas e os colecionadores chegam a pagar mais de R$ 3 mil por uma faca com mais de 100 anos, ainda que ela não tenha utilidade no dia a dia. O alto valor agregado vem do processo de produção que é totalmente artesanal e também dos materiais usados na fabricação, entre eles o aço damasco, um metal ultra resistente que é formado pela forja de várias camadas de aços diferentes até chegar em um padrão de qualidade tão único quanto o das facas Böker, por exemplo. Essa é uma marca que está no mercado há mais de um século e que, ao contrário das facas antigas, proporciona equipamentos que são basicamente uma extensão do braço de quem ama churrasco e gastronomia, graças à sua versatilidade de uso.

A Böker é alemã, mas com a ajuda da Heartmade, importadora que traz com exclusividade as facas de cozinha da marca para o Brasil, não é necessário viajar até lá para conhecer os modelos, basta acessar a Manufakt Store, e-commerce que conta com diversos modelos em seu mix de produtos. Um dos destaques é a faca Böker Damast, feita com cabos de madeira de Oliveira selecionada à mão e lâminas criadas com 37 camadas de aço damasco inoxidável.

A Manufakt, que tem foco em produtos gourmet diferenciados e selecionados, também trabalha com outras marcas já consagradas pelos amantes da cutelaria como as alemãs Hohenmoorer e a Nesmuk. A primeira é conhecida pelo seu processo de fabricação tradicional, onde cada faca é confeccionada 100% à mão por um único cuteleiro. Isso faz com que cada uma delas saia da forja com uma identidade única e uma qualidade de retenção do fio excepcional. Estas características podem ser facilmente identificadas em modelos como a Santoku que, assim como as facas artesanais de chef, são indicadas para uso geral. O nome em japonês significa “três virtudes”, simbolizando os três usos que ela se adapta muito bem: picar, fatiar e cortar.

Já a Nesmuk produz suas próprias ligas de aço, e assim, fabrica facas de afiação e durabilidade nunca vistos. A linha EXKLUSIV, por exemplo, é feita em aço damasco e possui um revestimento exclusivo que protege a lâmina contra as oxidações naturais neste tipo de aço, e ainda preserva o padrão inconfundível do damasco. A Nesmuk percebeu que o elemento nióbio, quando adicionado à uma liga de aço, proporciona extrema afiação e excelente retenção do fio, e foi assim que nasceram as linhas SOUL e JANUS, a última, com revestimento de carbono diamantado de alta qualidade que otimiza as propriedades funcionais da lâmina.

Além das facas, a Manufakt comercializa ainda acessórios que vão de suporte magnéticos para facas à afiadores de pedra e também em couro diamantado, como o strop da Nesmuk que possui três lados com abrasões diferentes e um lado para polimento da lâmina.

 

Site: www.manufakt.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>