1

Receitas leves com atum e sardinha para pular Carnaval

Para curtir o carnaval com disposição é importante investir em ingredientes nutritivos, leves e ricos em proteínas para não faltar energia.

O atum e a sardinha são apostas certeiras para se preparar para os dias de folia. Fontes de proteínas de alta qualidade e fundamentais para uma dieta balanceada, os pescados são alimentos com alto teor de ômega-3 e a sardinha ainda é rica em cálcio.

Além de nutritivos, ambos são ingrediente versáteis, que permitem a criação de diversos pratos. E para você se preparar para curtir o Carnaval, a chef Ivy Oliveira, da Cozinha Experimental Coqueiro, preparou sugestões que aliam praticidade, sabor e o alto valor nutricional do atum e da sardinha, assim você garante refeições nutritiva e rápidas para aproveitar ao máximo a folia.

Confira a seguir três receitas deliciosas: Focaccia Integral de Sardinha, Omelete de forno de atum e Salada de sardinha com grão-de-bico.

Focaccia integral de sardinha [foto]

Rendimento: 8 porções

Tempo de descanso: 50 minutos

Tempo de preparo: 20 minutos

Tempo de forno: 30 minutos

Tempo total: 1 hora e 40 minutos

Ingredientes:

Massa

3 tabletes de fermento biológico (45 g)

1 e meia colher (sopa) de açúcar

1 e meia xícara (chá) de leite

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo integral

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal

Recheio

2 latas de Sardinha com Molho de Tomate COQUEIRO

Para untar:

Azeite de oliva

Para polvilhar:

1 colher (chá) de alecrim fresco

1 colher (chá) de sal grosso

Modo de preparo:

Unte uma assadeira retangular média (33 cm x 23 cm). Reserve.

Massa

Em uma tigela média, misture o fermento com o açúcar até ficar líquido. Junte o leite, o azeite, as farinhas e o sal, e amasse bem até soltar das mãos. Cubra e deixe descansar por 40 minutos ou até dobrar de volume.

Recheio

Escorra a lata de Sardinha com Molho de Tomate COQUEIRO, tire as espinhas e corte em pedaços. Reserve. Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). Abra metade da massa com o auxílio de um rolo e coloque na assadeira reservada. Espalhe o recheio por cima. Abra o restante da massa com o auxílio de um rolo e coloque sobre o recheio e faça leves marcações na massa, usando a ponta dos dedos. Polvilhe o alecrim e o sal grosso, e deixe crescer por mais 10 minutos. Leve ao forno por 30 minutos ou até dourar levemente. Sirva a seguir.

Omelete de forno com atum

Rendimento: 10 unidades

Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes

Omelete

1 lata de Atum Ralado em Água Coqueiro
1 tomate pequeno picado
1 colher (chá) de azeite
5 colheres (sopa) de queijo mussarela ralado grosso
2 colheres (sopa) de cebola picada
5 ovos
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de cheiro-verde picado
3 colheres (chá) de fermento em pó
Óleo para untar

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C e unte com óleo 10 forminhas de empada média. Reserve. Escorra o Atum Ralado em água Coqueiro e reserve. Em uma tigela, misture o atum, o tomate, o azeite, o queijo e a cebola. Reserve. Em outra tigela, misture os ovos com a farinha de trigo, o sal, o cheiro- verde e o fermento. Distribua o recheio reservado entre as forminhas e adicione o ovo batido por cima. Asse por 20 a 25 minutos ou até dourar levemente. Desenforme morno e sirva em seguida.

Salada de sardinha com grão-de-bico

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 20 minutos

Ingredientes

2 latas de Sardinha Limão COQUEIRO 
2 xícaras (chá) de grão-de-bico cozido
1 tomate médio, sem sementes, picado
meia cebola roxa média picada
5 azeitonas pretas picadas
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher (chá) de sal
pimenta-do-reino a gosto
3 colheres (sopa) de azeite de oliva

Modo de preparo:

Retire as Sardinhas Limão COQUEIRO da lata, remova as espinhas e reserve as sardinhas e o molho da lata. Em uma tigela, misture as Sardinhas Limão COQUEIRO, o grão-de-bico, o tomate, a cebola, as azeitonas e a salsinha. Tempere com o sal, a pimenta, o azeite e 3 colheres (sopa) do molho da sardinha reservado e misture bem. Sirva em seguida.
Dica:

Para obter as 2 xícaras (chá) de grão de bico cozido: coloque em uma tigela meia xícara (chá) de grão-de-bico cru e cubra com água. Deixe de molho por no mínimo 2 horas. Escorra e coloque os grãos em uma panela de pressão. Adicione 2 xícara (chá) de água e cozinhe por 20 minutos, contados a partir do início da pressão.

 

Sobre a Camil Alimentos:

Uma das maiores empresas de alimentos da América Latina, a Camil iniciou sua trajetória no mercado nacional em 1963. Atualmente, conta com portfólio de marcas top of mind em seus segmentos no Brasil e em outros quatro países da América do Sul. São elas: Camil, Coqueiro, União (Brasil), Saman (Uruguai), Tucapel (Chile), Costeño (Peru) e La Loma (Argentina). Com uma equipe de aproximadamente 6.500 colaboradores nos países em que atua, o grupo conta com 34 unidades e exporta para mais de 50 países.

 

Acompanhe as novidades Coqueiro

www.coqueiro.com.br

www.facebook.com/coqueirooficial

Esta entrada foi publicada em Receitas Elaboradas e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.


Envie sua receita para receitas@gastronomiars.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>